KARINGANA WA KARINGANA
...um projeto sempre em desenvolvimento

A Karingana wa Karingana é uma Associação sem fins lucrativos que tem como objetivos promover ações de apoio, solidariedade, cooperação e desenvolvimento dos Povos, Comunidades e Países de expressão lusófona em todo o Mundo e, em particular, nos Paises pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa — CPLP.

seu nome “Karingana wa Karingana”, inspirado numa obra do escritor moçambicano José Craveirinha, significa em Português “... era uma vez”, lembrando-nos a forma como começam todas as historias de crianças, a quem especialmente se dirige a ação de cooperação da Associação.

Constituída em 2010, foi apresentada publicamente em 29 de novembro pelos seus fundadores, entre os quais se incluiam relevantes personalidades e organizações da cultura, da educação, das artes, da política, das áreas sociais e do mundo empresarial, todos juntos no desenvolvimento de relações fraternas entre povos e comunidades da CPLP.

A Karingana wa Karingana é uma ONGD Organização não Governamental para Desenvolvimento, que desde o seu início realizou ações e campanhas no Mundo Lusófono, em especial nas áreas da educação e da cultura, promovendo a recolha distribuição de livros e material escolar em Moçambique, Timor Leste, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau.

Os atuais Corpos Dirigentes da Associação estão empenhados no cumprimento do Programa de Ação 2019-23 com o qual foram eleitos em Assembleia Geral realizada em 4/6/19.

Visamos a realização de ações de cooperação especialmente dirigidas aos Países da CPLP e assentes nas áreas da educação, da cultura e da saúde, em articulação com entidades e associações desses Países e procurando parcerias que permitam chegar diretamente às pessoas.

Procuraremos também promover ações com as Comunidades Imigrantes e com as Comunidades Lusófonas.

Temos a noção das limitações da nossa capacidade de intervenção, mas contamos com os nossos associados e com a solidariedade dos portugueses, trabalhando em equipa e mobilizando vontades.

Os nossos associados, individuais e coletivos, bem como Autarquias, Universidades, Empresas e Organizações Sociais serão parceiros indispensáveis.

O Instituto Camões é para nós uma Entidade imprescindível.

A nossa base associativa tem grande experiência na cooperação solidária. Contamos com todos e com a adesão de novos associados, que poderão preencher o pedido de fiIiação online neste Site.

Este Site procurará ser um espaço vivo de promoção de iniciativas, de discussão de ideias, de divulgação de exemplos de boas práticas e um elo de ligação entre os associados.

Ao trabalho!

João Proença

Presidente da Direção

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.