KARINGANA WA KARINGANA
Associação lusófona de solidariedade
MANIFESTO
Este jeito
de contar as coisas
à maneira simples das profecias
— Karingana wa karingana
é que faz a arte sentir
o pássaro da poesia.
E nem
de outra forma se inventa o que é dos poetas nem se transforma
a visão do impossível em sonho do que pode ser.
— Karingana!
José Craveirinha ( 922‐2003)
Karingana wa karingana (‘era uma vez’) o mar vasto da lusofonia, esta grande fraternidade, tão feita de raízes comuns como tão desigual nas oportunidades e na dignidade necessária à felicidade. Era uma vez uma língua, uma história, uma partilha de memórias, aventuras e descobertas.
Karingana wa Karingana é a voz e o espaço de quem quer aprofundar e reforçar essa cultura, presente por esses continentes fora. É o lugar da solidariedade, da partilha, da cooperação que terá sempre como bandeira o enriquecimento cultural e o desenvolvimento.
Sonhar lusofonia e o mundo lusófono é materializar um espaço onde diversas culturas se entrelaçam num movimento de cruzamentos e encontros. Queremos, por isso, fazer e descobrir, ajudar e aprender, levar e trazer de volta o que nos aproxima.
Conscientes do esforço que devemos àqueles que visitámos e que nos receberam na epopeia das descobertas. Como um espelho de múltiplos reflexos este universo lusófono inspira‐nos numa infindável atracção pelos encontros. Sempre pautados pela necessidade de acções e objectivos práticos e efectivos que vão ao encontro dessas culturas, pessoas e comunidades. Numa troca de saberes, de valores e de mistérios que se aprofundam dia a dia, que se procuram e onde se cruzam latitudes e longitudes, fazendo e refazendo fronteiras com o mundo.
Karingana wa karingana maneja o astrolábio numa só direcção: reunir todos num só projecto, reforçando os laços entre várias comunidades, sempre em estreita e continua ligação com os PALOP.
Karingana wa karingana será o porto onde diversas culturas se entrelaçam ao sabor deste permanente movimento. Reunindo todo este mundo irmão num espaço protagonista de uma história nova.
Eis um projecto que materializa a lusofonia no Mundo: KARINGANA WA KARINGANA